26 de junho de 2019

Cirurgia para reparo do manguito rotador: Quando iniciar a fisioterapia?

O momento ideal para iniciar uma mobilização mais intensa do ombro, parece estar em torno de 3-4 semanas após o reparo.
Imobilização ou reabilitação precoce após cirurgia de reparo do manguito rotador do ombro? 

Usualmente os clínicos aconselham imobilização após o reparo restringindo o movimento para permitir a proteção do tendão e sua cicatrização.

Porém, o tempo de imobilização é incerto. Por outro lado, realizar uma mobilização precoce pode diminuir o atraso de recuperação funcional do ombro por conta da atrofia muscular e da rigidez articular. Apesar de ser muito estudado, ainda falta consenso na literatura. Isto pode explicar os resultados inconsistentes quanto à melhor escolha, imobilização ou mobilização precoce.

Para responder a esta pergunta, um estudo publicado na Britsh Journal of Sports Medicine (Mazuquin et al 2016) sugerem que o momento ideal para iniciar uma mobilização mais intensa do ombro, parece estar em torno de 3-4 semanas após o reparo. Observa-se que se os estímulos mecânicos forem aplicados nesse período, os tendões podem ter suas propriedades viscoelásticas aumentadas. Isso pode ajudar a evitar complicações secundárias relacionadas à atrofia muscular e a aderência tecidual.

Entretanto, esse estudo não pôde concluir se a reabilitação precoce melhora ou não os resultados, e também não foi considerada uma causa direta de nova re-lesão do manguito rotador do ombro. Uma boa relação multidisciplinar entre o fisioterapeuta e cirurgião, avaliando cada caso, faz com que o paciente tenha a melhor conduta.

Texto: Frederico Quinteiro, Fisioterapeuta (Crefito15 114375)
 
Link do estudo:  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28039127 
Agende uma consulta com um de nossos especialistas! 
Tel: (27) 3325-1451 / 33157807
Tel: (27) 98849-5607 / 98849-5610