27 de novembro de 2019

Atividades do dia a dia são válidas como exercício!

As atividades do dia a dia são uma oportunidade fantástica para fazer atividade física com compromisso de tempo zero
Se você nunca tem tempo para se exercitar, temos boas notícias. Correr para pegar o ônibus, andar para pegar um café e até mesmo fazer sexo conta.
 
Isso porque essas situações fazem nos movermos e se tornam exercícios sem percebermos.
 
Emmanuel Stamatakis, professor de Educação física, estilo de vida e saúde da Universidade de Sydney, é um grande defensor: "As atividades do dia a dia são uma oportunidade fantástica para fazer atividade física com compromisso de tempo zero. Afasta a maior barreira [do exercício] basicamente", diz ele.
 
E, embora seja conveniente, o professor Stamatakis nos incentiva a fazer mais.
 
"Use todas as oportunidades da vida diária para ficar sem fôlego. Essa é a coisa mais importante. Ficar sem fôlego e aumentar a frequência cardíaca, mesmo que seja por 30 segundos ou um minuto."
 
Escolha dois tipos diferentes
 
"Em geral, recomendamos que as pessoas obtenham uma hora de exercício moderado por dia", diz Sandro Demaio, médico, pesquisador e CEO recém-nomeado da VicHealth.
 
Caso você esteja tentando conseguir  tempo para se exercitar ou tentando incrementar mais exercícios a sua rotina, ele recomenda pensar em dois diferentes grupos: cardio e fortalecimento muscular.
 
Arrumar a casa pode ajudá-lo a alcançar os dois.
 
"Não pensamos em aspirar pó como uma forma de exercício, mas, no final das contas, você está levantando coisas, movendo coisas, movimentando-se pela casa. É um tipo de movimento ... um exercício de cardio que também envolve mobilidade", diz o Dr. Demaio.
 
"Isso vai ajudá-lo, em particular, com a saúde do coração, a saúde do cérebro e em termos de saúde mental".
 
"Mesmo breves sessões de 20 segundos de subir escadas (60 degraus) três vezes ao dia, três dias por semana, durante seis semanas, podem levar a melhorias mensuráveis ​​na aptidão cardiorrespiratória", escreve o professor Stamatakis.
 
Aproveitando ao máximo suas atividades do dia a dia
 
No trabalho:
- Ao invés de ligar ou enviar um email para um colega no trabalho, vá até a estação de trabalho dele.
- Organize para ter reuniões em pé ou a pé, ao invés de se sentar
- Suba as escadas sempre que puder, ao invés do elevador ou da escada rolante
- Enquanto fala ao telefone, levante-se e faça alguns agachamentos ou mova os pés para fortalecer suas panturrilhas
 
Fazendo compras:
 
- Estacione na extremidade do estacionamento e caminhe rapidamente até as lojas
- Estique-se para alcançar itens em locais altos e agache-se para ver itens ao nível do chão
- Enquanto espera na fila, equilibre um pé por alguns segundos e depois o outro. Aumente gradualmente o tempo que você pode equilibrar
- Ao descarregar suas compras, fortaleça os braços levantando a garrafa de leite algumas vezes antes de guardá-la
 
Deslocamentos:
 
- Desça do ônibus uma ou duas paradas antes do normal e caminhe o resto do caminho
- Ao caminhar, faça-o rapidamente e inclua algumas subidas, se puder

Fonte: Tradução livre ABC Life/ By Jennifer Wong (https://www.abc.net.au/life/incidental-exercise-examples-and-benefits/11309398)