02 de outubro de 2019

A maneira como nos movemos após lesão leva à dor crônica?

Para dores que duram mais do que alguns dias, um estudo recente mostrou uma atividade aumentada nas regiões do cérebro que controlam o movimento - o oposto do que acontece com as dores que duram minutos ou horas.
Quando as pessoas sofrem de dores musculoesqueléticas elas mudam a maneira como se movem. Às vezes, essas mudanças incluem evitar completamente certos movimentos e, às vezes, são mais sutis.
Alguém com dor no joelho pode andar mancando, por exemplo, enquanto alguém com dor nas mãos pode pegar um objeto de maneira diferente, enquanto alguém com dor no pescoço pode abster-se de virar a cabeça para um lado.
Nosso cérebro diz ao nosso corpo para se mover de maneira diferente quando temos dor. Mas existem evidências crescentes de que mudar a maneira como nos movemos pode realmente contribuir para o desenvolvimento da dor que dura meses ou anos.

MOVENDO-SE DE MANEIRA DIFERENTE

Se mudar a maneira como você se move quando sente dor é útil ou prejudicial, provavelmente depende de há quanto tempo você está sentindo dor.
Quando a dor é de curta duração (minutos a horas), acredita-se que mudanças na maneira como nos movemos nos protejam de mais lesões, restringindo o movimento da parte danificada.
Essa importante estratégia de proteção é refletida pela atividade alterada em nosso cérebro. Um grande conjunto de evidências mostra que a dor de curto prazo causa uma redução na atividade nas regiões do cérebro que controlam o movimento.
Porém, para dores que duram mais do que alguns dias, um estudo recente mostrou uma atividade aumentada nas regiões do cérebro que controlam o movimento - o oposto do que acontece com as dores que duram minutos ou horas.
Pensa-se que isso reflita a busca do seu cérebro por uma nova maneira de se mover, agora que a dor não está desaparecendo. Essa nova maneira de se mover provavelmente visa maximizar o desempenho das atividades diárias e reduzir ao máximo a dor.
Então, quando a dor persistiu por meses ou anos, as mudanças nos movimentos ainda são úteis? As mudanças que vemos no cérebro nesta fase da dor são semelhantes às de quando você está aprendendo uma nova habilidade de movimento - como backhand de tênis ou dança de tango. Isso apoia a ideia de que, depois que a dor persistir por alguns dias, o objetivo do seu cérebro é aprender a se mover de maneira diferente.

REDES CEREBRAIS

Mudanças na maneira como nos movemos que são úteis nos estágios iniciais da dor podem ter consequências negativas a longo prazo.
Por exemplo, mover-se de maneira diferente por um período prolongado alterará a carga nos músculos, ligamentos e articulações circundantes, potencialmente adicionando mais estresse à região do corpo que foi inicialmente lesionada.
Por sua vez, isso pode levar a dores persistentes ou recorrentes, talvez intercaladas com apenas curtos períodos sem dor.
Evidências de vários estudos mostram que pessoas que sofrem de dor há mais de três meses costumam usar formas mais simples de se mover.
Por exemplo, ao subir escadas, pessoas com dor na parte externa do quadril movem seus quadris, tronco e pelve de maneira diferente de pessoas sem dor. Pessoas com dor persistente no cotovelo, entretanto, mostram alterações na coordenação muscular enquanto seguram um objeto.
Essas maneiras mais simples de se mover resultam em menos picos de atividade cerebral do que o habitual. Isso é semelhante ao que acontece quando você aperfeiçoa o backhand do tênis e a habilidade se torna mais automática, sugerindo que maneiras simplificadas de se mover podem se enraizar no cérebro de quem sofre de dor a longo prazo.
É importante ressaltar que as mudanças no movimento persistem em pessoas que apresentam episódios recorrentes de dor, mesmo quando essas pessoas geralmente não apresentam dor. Como resultado, foi sugerido que mover-se de maneira diferente, mesmo quando livre de dor, poderia predispor você a outro episódio de dor.
Embora precisemos de mais pesquisas para confirmar esse vínculo, é claro que há uma relação entre movimento e dor.
Tratamentos que visam treinar a maneira como nos movemos, como atividade física e exercício físico, são a pedra angular do tratamento na dor musculoesquelética. No entanto, o tipo, duração e quantidade de atividade ou exercício necessário para promover a recuperação da dor é surpreendentemente incerto.
Sabemos que mover muito pouco ou muito pode ter consequências negativas para as pessoas que sofrem com dor. Mas precisamos de mais pesquisas para entender exatamente porque as pessoas se movem de maneira diferente quando sofrem e como podemos usar essa estratégia para tratá-las ou talvez até evitar dor persistente no futuro.

Fonte: Tradução livre pelo fisioterapeuta Ney Meziat da entrevista da Dra Siobhan Schabrun ( Pesquisadora da Neuroscience Research Austrália. Seu trabalho está focado na compreensão do papel da plasticidade cerebral no desenvolvimento de dores musculoesqueléticas persistentes - como lombalgia- e no desenvolvimento e teste de tratamentos cerebrais para dor) para o blog www.pain-ed.com.